CINEIFAM - PROJETO

CINEIFAM
Sessões de Filmes Temáticos
Fotos de Realização do Projeto

OBJETIVO
Geral:
Desenvolver nos Jovens e adolescentes do bairro Galo da Serra I, um vínculo mais eficaz com a prática dos estudos dentro de uma perspectiva dinâmica através das Artes Visuais (sessões de filme no IFAM) com a finalidade de levá-los a reflexão de suas histórias de vida na possibilidade de reescrevê-las sob a égide da cidadania.
Específicos:
Oportunizar aos Jovens e Adolescentes a fazerem a diferença em termos socioeducativos ao propiciar-lhes momentos de lazer, reflexão sobre os temas abordados.;
Apresentar filmes temáticos com a problemática dos nossos dias atuais: Drogas, Pedofilia, Prostituição, Álcool, etc.;
O Projeto CINEIFAM terá 3 metas fundamentais a serem alcançadas, essas matas serão as filosofias principais a serem alcançadas com os comunitários:
METAS 
1. Tirar da ociosidade, proporcionar diversão, conhecimento e entretenimento a Jovens Adolescentes, Crianças e Adultos figueiredenses.
2. Tirar Jovens e Adolescentes que porventura já tenham sido aliciados pelo tráfico na comunidade em que vivem.
3. Conscientizar após cada filme, que a vida precisa ser vivida de forma harmoniosa sem qualquer atropelo (drogas, prostituição, pedofilia, violência, etc.)
JUSTIFICATIVA
A Arte Visual, especificamente, o cinema, está cada vez mais cedo presente na vida dos estudantes. É comum no ensino infantil e fundamental os alunos irem ao cinema para ver filmes e por meio deles discutir temas complexos, como morte, amizade, consciência ecológica e família. Entre os adolescentes, o cinema oferece muito mais opções, dentro de uma linguagem mais elaborada. Filmes e documentários exploram assuntos que são muito pertinentes em aula, como discutir a violência, a cultura da paz, briga entre gangues, o resultado da banalização da vida, entre outros temas, que esclarecem a compreensão dos fenômenos sociais e econômicos, muitas vezes protagonistas de infortúnios dentro dos lares brasileiros.
Atuando em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que sustentam o ensino das artes sobre o tripé – produzir arte, apreciar arte e conhecer arte, e, por reconhecer o grande interesse dos seus alunos em manifestar suas energias e estratagemas a partir de ações infratoras que os deixam em situação de risco e conflito com a Lei, o proponente deseja através desse Projeto, utilizar esta linha pedagógica no desenvolvimento das competências emocionais e sociais, sob o viés da Educação Artística com ênfase na sua linguagem de Artes Visuais, com o objetivo de encaminhar a novos horizontes e perspectivas de encarar a vida os comunitários do Bairro Galo da Serra.
Nesse contexto, o projeto “CINEIFAM justifica-se na necessidade da realização de ações dinâmicas e atraentes aos olhos e desejos psico-educacionais dos socioeducativos (Jovens e Adolescentes do Bairro Galo da Serra I), capazes de levá-los a uma reflexão das histórias de suas vidas sob os parâmetros da cidadania e a boa convivência social, mesmo porque, não há nenhum cinema instalado no município de Presidente Figueiredo. O IFAM/PF será pioneiro no desbravamento dessa atividade, sem fins lucrativos, instigará no setor privado a necessidade de erguerem um ambiente onde possam ser exibidos películas que possam trazer diversão e alegria ao povo Figueiredense.
O horário em que o nosso projeto estará desenvolvido, será um período onde há um uma lacuna vazia em seus horários, entre 17:30 e 19:00, onde é o horário em que saem da escola de estudo regular, o clima é propício para ficarem na rua (não há sol excessivo), os pais ainda não chegaram do trabalho, ou seja, é um horário em que o nosso público-alvo mais precisa de uma atividade de inclusão social, que possam tirá-los, mesmo que seja por dia, da ociosidade extrema. Mas nada impede que para o futuro, o projeto se estenda em outros dias da semana.
METODOLOGIA
DIVULGAÇÃO: Primeiramente o coordenador e subcoordenador irão até a Rádio Municipal, onde o IFAM/PF possui um espaço gratuito para divulgação de seus projetos, e farão a explanação do projeto para toda a comunidade, pois a pretensão do projeto é se estender a toda a região urbana do município, a princípio, atendendo cerca de 600 pessoas por mês com uma sessão semanal, 1200 pessoas mensal com duas sessões semanais.
NÚMERO DE SESSÕES: Conforme o projeto for se consolidando, e agregando patrocinadores para custearem despesas extras, pretende-se ampliar o número de sessões semanais, portanto, pode-se observar o projeto sendo dividido em 3 (três fases):
A) 1 Sessão de CINEIFAM toda quarta-feira de 17:00 às 19:00, para comunitários do bairro Galo da Serra I, adjacente ao campus do IFAM/PF. Será a sessão de filme carro chefe do projeto)
B) 2 Sessões de CINEIFAM incluindo comunitários de outros bairros, sendo uma quarta-feira de 17:00 às 19:00 e outra na sexta-feira de 17:00 às 19:00. Esta segunda sessão de filme dependerá da instituição parceira, a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, disponibilizar o transporte.
C) Sessões por faixa etária: Crianças, Jovens, Adolescentes e Adultos. As faixas etárias se alternarão nas semanas conforme um cronograma a ser elaborado posteriormente pela coordenação do projeto, juntamente com os alunos bolsistas. Esta fase de ampliação dependerá da quantidade de patrocinadores agregados ao projeto, pois em se tratando de crianças, é notável que se ofereça pipoca com refrigerante durante as sessões de CINEFAM.
SENHAS: O coordenador e subcoordenador pegarão o recurso financeiro disponível para gastar com o projeto, e contratarão o serviço de uma gráfica especializada em confeccionar cartões em PVC, e farão a encomenda de 200 cartões senhas, com o logotipo do IFAM, para quando for um dia antes de cada Sessão de CINEIFAM, serem entregues ao público-alvo.
ATRIBUIÇÃO DOS BOLSISTAS: 1) Os bolsistas se deslocarão até a comunidade e distribuição os cartões senha conforme a faixa etária e a classificação indicativa do filme 2) Organizarão os equipamentos necessários para rodar a película 3) Recepcionarão no hall de entrada do IFAM e recolherão as senhas 3) Desmontarão os Equipamentos.
ATRIBUIÇÃO DOS COORDENADORES: 1) Orientar os bolsistas quanto as suas atribuições 2) Agregar patrocinadores 3) Gerenciar os recursos financeiros 4) Ao final de cada Sessão de CINEIFAM, fazer um pequeno comentário sobre a moral do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Claros e Objetivos!!!